Belize é um pequeno país continental da América Central. Ao longo de toda sua costa litorânea caribenha, se encontram recifes de coral. Belize é o lar da segunda maior barreira de coral do mundo, sendo a maior dos hemisférios norte e ocidente.
Classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Barreira de Recifes do Belize possui inúmeras atrações naturais. Mas a mais famosa, e, provavelmente, mais bela delas é o Grande Buraco Azul, que, como o próprio nome diz, é um buraco azul.
Um buraco azul? Sim. Quando usamos essa expressão, estamos falando sobre depressões submarinas repentinas, isto é, com paredes íngremes e com um formato aproximadamente circular. O contraste entre o azul escuro das águas profundas com o azul claro das águas que rondam o buraco é considerado uma das paisagens mais bonitas do mundo, além de ser uma zona muito procurada por mergulhadores.
O Grande Buraco Azul é o maior buraco azul do mundo. São cerca de 300 metros transversais e 125 metros de profundidade. Está próximo do centro do Recife Lighthouse, um pequeno atol a cem quilômetros da Cidade de Belize, capital do país. No último período glacial, quando os mares eram muito mais baixos, o buraco azul era um conjunto de cavernas calcárias. À medida que o nível dos oceanos começou a subir, as cavernas foram inundadas e seu topo desmoronou. Resumindo: o Grande Buraco Azul nada mais é que uma caverna submarina vertical.
Eu como não poderia faltar também fiz uma vizitinha (Pelo Google Earth rç, mais fui).
0 comentários:
Postar um comentário
Sua participação e muito importante para nós!